segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Inflamação na Laringe

A laringite catarral é um processo inflamatório agudo que instala-se sobre a mucosa da laringe com repercussões principalmente a nível das cordas vocais.
 Ocasiona congestão difusa desta mucosa com edema liso desta e diminuição da mobilidade do aparelho fonador.
 Pode ser desencadeada por inúmeros fatores como choques térmicos, uso abusivo da voz, fumo, álcool, exposição a agentes químicos, resfriados comuns etc. Sua instalação é rápida, (em questão de horas) provocando intensa rouquidão, sensação de aperto ao nível da laringe, tosse espasmódica e expectoração abundante tipo mucosa. Quando sobrevem infecção por bactérias esta expectoração torna-se amarelada e associa-se com sintomas gerais de febre e mal estar. Se tratar-se de etiologia virótica estes sintomas gerais apresentam-se já no inicio da doença.
No adulto o quadro é bastante fácil de controlar e não temos grandes riscos. A sintomatologia regride dentro de 5 dias com tratamento adequado. Este deve obrigatoriamente incluir repouso absoluto da voz (aproximadamente 5 dias), antiinflamatórios e ou antibióticos.
As inalações com mentol devem ser prescritas com cuidado pois se usadas em excesso ocasionam quadros graves de tosse por irritação local da endolaringe.
A laringoscopia indireta revela edema e congestão difusos do laringe e dificuldade de coaptação das cordas vocais durante a fonação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário